Carregando 0
Logo MoonWeb

Evento presencial x Evento Online

Evento presencial x Evento Online

Estamos vivendo um novo momento no mercado de eventos: o dia-a-dia está repleto de adaptações, evolução, desafios e aprendizados. Ainda é um cenário muito confuso para alguns profissionais e muitas questões surgiram no meio dessas incertezas.

Introdução

Umas das principais dúvidas com certeza é a relação entre o evento presencial e evento online. Será que o evento presencial perderá sua força pós pandemia? Evento Online consegue suprir toda experiência sensorial de um evento presencial? Qual a principal diferença entre eles?

Algumas questões parecem meio óbvias de serem respondidas, mas não é bem assim. Podemos traçar vários cenários possíveis, desde os mais otimistas até as mais difíceis e árduas previsões. Mas por hora, vamos traçar o atual perfil das duas opções, acompanhe com a gente:

Evento Presencial: Calor humano é fundamental

Por uma questão cultural, as pessoas estão habituadas a certos recursos e momentos de socialização do evento presencial, como por exemplo a famosa “rodinha de conversa” entre fornecedores, clientes ou até mesmo as palestras motivacionais que ocorrem em convenções corporativas.

Toda essa dinâmica e apelo para que os participantes vivenciem certas experiências, ainda se faz muito necessária para o público brasileiro que é viciado em calor humano.

Infelizmente, ainda não é possível reproduzir 100% certos tipos de experiências e principalmente esse “calor” do evento presencial em um evento online.

O setor de feiras e exposições, é um dos que mais estão sofrendo durante esse período de pandemia, por exemplo. É um setor que conta muito com a experiência, interação e a imersão do participante com certa marca ou produto. Já parou para pensar como em uma feira de automóveis, é fundamental que o participante possa entrar dentro do carro, sinta o volante, o cheiro do couro do banco, a vibração e o barulho do motor ao acelerar?

Podemos concluir que o Evento Presencial ainda será muito presente no mercado e é essencial para promover a relação do público com a marca/ produto através de experiências.

Evento Online: Tecnologia e uma infinidade de possibilidades

Para começar, vamos ver alguns dados interessantes à nível nacional:

• Segundo o IBGE, mais de 79% da população brasileira possui smartphone;
• 134 milhões de brasileiros (acima de 10 anos de idade) possuem acesso à internet segundo o CGI.br - Comitê Gestor de Internet;
• São mais de 420 milhões de aparelhos digitais ativos no Brasil, de acordo com uma pesquisa feita pela FGV-SP.

A partir dessas informações podemos ver o grande potencial que o mercado de eventos online tem para crescer e ser explorado.

Apesar de não conseguir entregar com eficácia as mesmas experiências afetivas e sensoriais que um evento presencial, o mercado de eventos online se mostra muito viável se analisarmos outros aspectos, como a otimização e agilização de certos processos que envolvem a produção de um evento, sendo um modelo mais prático e econômico.

Um dos principais pontos fortes de adotar o modelo online, é a praticidade de gerar e centralizar informações dentro de uma plataforma digital, o que acaba sendo uma vantagem para certos tipos de eventos como convenções e congressos, onde você terá ferramentas que facilitarão o compartilhamento de informações técnicas, trabalhos científicos e fomentarão a discussão desses assuntos como fóruns, salas de reunião, chat etc.

Veja outras vantagens que o evento online pode proporcionar:

• Não há necessidade de gastar verba com materiais impressos. Todo conteúdo do evento é produzido digitalmente, onde qualquer alteração de informação repentina pode ser feita em tempo real, diminuindo o risco de ter prejuízo com imprevistos e com a gráfica. O meio ambiente agradece muito por isso!;
• O alcance de pessoas é maior também, pois como o acesso ao evento é feito remotamente você não precisa mais se preocupar com a locomoção das pessoas até o local, reserva de hotel, locação de espaço, equipamentos, materiais etc;
• Devido ao avanço da tecnologia hoje em dia, algumas barreiras existentes no evento presencial acabam sendo quebradas no mundo digital, isso pode significar mais interação, engajamento e imersão do público com o evento. Com criatividade, um bom planejamento e desde que sejam funcionais, as possibilidades e recursos que podem ser aplicados dentro de um evento online são infinitas.

O Mercado em constante adaptação e evolução

Devido a pandemia e suas restrições, as plataformas digitais se tornaram a principal solução para realizar um evento, forçando o mercado inteiro a se adaptar rapidamente a esse novo e pouco explorado cenário online.

Isso acabou tendo um impacto enorme nos profissionais de todas as áreas ligadas a eventos que tiveram que aprender uma segunda profissão praticamente também para conseguir se adaptar e não ficar parado nesse período.

Apesar dos pesares, todo esse caos serviu para dar uma reformulada no mercado. Novas profissões, cargos, formas de se trabalhar, produzir surgiram gerando novas receitas também. Quem não se preparou ou ficou esperando as coisas se normalizarem, hoje sofre as consequências. Pois como diz o ditado: "Mar calmo nunca fez bom marinheiro".

Mas uma coisa é certa: quando os eventos presenciais voltarem a acontecer um dia, eles não serão mais os mesmos. A tendência é que cada vez mais eventos híbridos sejam feitos, as pessoas viram as vantagens de se fazer um evento online e com certeza aplicarão aquilo que deu certo nos eventos presenciais, juntando o melhor dos dois mundos que a médio e longo prazo vai trazer benefícios aqueles que se adequarem a essa realidade.

Para finalizarmos, eu pergunto a você:

Será que no futuro teremos tecnologia suficiente para que todas essas experiências do evento presencial, sejam efetivamente aplicadas em um evento online? Será que vamos conseguir sentir cheiros e gostos de uma convenção gastronômica, sentir sensações e emoções como se estivéssemos em um estádio de futebol? Enfim, será que vamos vivenciar as coisas efetivamente, como se de fato estivéssemos no local do evento só que em uma realidade virtual, sem precisar sair de nossas casas?

01.